Você deve estar pensando: “Como assim? Orçamento é o valor aproximado de um produto ou serviço. Sem mistério!”. Parece até um pouco óbvio, né? Mas NÃO É ⚠️

Na execução de uma obra, o orçamento é parte fundamental e essencial, devendo ser minuciosamente detalhado.

Por isso, é necessário esquecer a crença de que orçamento, estimativa e valor são a mesma coisa. São muito diferentes, principalmente, quando se trata da execução de uma obra.

Um orçamento preciso contém a descrição de TODOS os serviços, produtos e seus respectivos valores. A estimativa, como o próprio nome sugere, é apenas um valor/cálculo estimado, que tem baixa precisão, podendo sofrer alterações durante a obra (o que não se quer, de jeito nenhum 😟).

Além de organizar as finanças e evitar gastos extras, um orçamento bem detalhado pode significar uma obra sem estresse e sem imprevistos.

É muito importante que, ao receber um orçamento de uma empresa especializada em gestão e/ou execução de obras, você analise se todos os serviços estão bem detalhados (o que está ou não incluso), se a quantidade de materiais de construção descrita será suficiente para a execução da obra e, o principal, se todos os valores ali detalhados são exatamente os valores que serão gastos, e não apenas uma estimativa.

Ao analisar o orçamento possivelmente você terá algumas dúvidas. Estas devem ser sanadas diretamente com a empresa que você está orçando, pois ela deve lhe assegurar a clareza e exatidão do orçamento que ela lhe apresentou. Não inicie sua obra com dúvidas! 😉

Um dos diferenciais da C.A. Guimarães são os orçamentos detalhados e com precisão. Este é um dos pré-requisitos para se constituir, desde o início, uma relação de confiança com nossos clientes.

Conta pra gente! Você sabia que orçamento e estimativa são coisas bem diferentes?